Gertrude

stein

A work in progress – some visual interpretation of Gertrude Stein, trying to make some space for new readers to see what can be sometimes hard to see – that she´s funny and oh so great.

*****

Quem era Gertrude Stein, essa senhora feia de cara de pedra, que escrevia como se tivesse descoberto o inglês sozinha e não soubesse exatamente como usar? Alguém disse que a marca de um grande escritor é sempre uma estranheza com a língua.

Gertrude é (considerada) difícil, às vezes ilegível. Certamente não é algo que se possa atravessar de A a B e C e etc sem tropeços. Mas ela é também muito engraçada. E os textos se abrem sutilmente ao longo do tempo ou vão perdendo sua camada de estranheza e ela se torna essa amiga estranha mas querida. Ou pelo menos eu tenho esse relacionamento com ela. Tenho esse livrinho dela com escritos vários, que me acompanha há anos e está literalmente caindo aos pedaços e abro com aquele amor de bibliófilo.

Nesse mesmo espírito, fiz essas coisinhas, que tentam abrir um pouco mais de espaço entre essas palavras repetidas de forma obsessiva, tentam iluminar um pouco a estranheza adorável da senhora de cara de pedra. Me imaginei por um momento fazendo isso com o livro inteiro, como um monge, levando uns dez anos no processo e vendendo mais ou menos dez livros ao final. Fica como mais um dos meus planos de fracasso.

Enquanto isso, essas coisinhas, que são trechos de uma suíte mais longa chamada A Valentine to Sherwood Anderson. Estão no original, porque, bueno, quem sou eu para traduzir Gertrude Stein?

One thought on “Gertrude

  1. Pingback: Dentro do poema |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s