Matisse passa frio

Um consolo constante pra mim (praticamente um mantra) é “artistas muito, muito melhores que eu passaram por coisa muito pior”.  E uma coleção realmente maravilhosa dessas durezas é contada com grande simpatia e graça em A Autobiografia de Alice B. Toklas, onde miss Gertude Stein explica como ela e sua Alice conheceram e compraram os quadros de todo mundo quando eles eram todos terrivelmente pobres (naquele momento mágico em que parecia que todo mundo que estava fazendo algo importante estava em Paris). Estou relendo e é tão maravilhoso e engraçado quando lembrava (e um mistério absoluto como Gertrude Stein conseguiu sair de seu eu impenetrável e escrever esse livro que praticamente se lê sozinho).

Uma das melhores histórias conta que, antes de ter sucesso e se tornar rico, Matisse era pobre, muito pobre e estava pintando uma tela grande – uma mulher que pôe à mesa o que Alice/Gertrude descreve como um prato magnífico de frutas. Frutas eram caras na França do começo do século e um prato exuberante de frutas como esse representava uma ameaça séria ao orçamento da família Matisse. Então, para que durasse mais, Matisse pintava enrolado num casaco pesado e com luvas, em uma peça sem aquecimento, com tudo aberto, no inverno francês.  Matisse pintou o quadro assim por todo o inverno. Depois de finalmente pronto, Matisse o mandou para o Salão daquele ano. Onde foi recusado.

Eu sei, contando assim, parece terrível. Mas como sabemos, deu tudo certo pra Matisse, não perca seu sono pensando nele. Não quer dizer que vá dar certo pra mim ou pra você. Mas se não estamos passando frio, já estamos melhor que Matisse.

“Matisse worked every day and every day and every day and he worked terribly hard. Every morning he painted, every afternoon he worked at his sculptures, late every afternoon he drew in the sketch class from the nude and every evening he played his violin. These were very dark days and he was very despairful.”

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s