Recentemente li esse artigo cheio de bons conselhos para artistas  sobre como valorizar seus trabalhos e percebi que não sigo nenhum deles: não assino, não dato, não titulo, não explico, não ofereço contexto. Também não gosto muito de vender. Nem tenho um site organizado com meus trabalhos. Definitivamente não estou me ajudando muito.

Datar é importante, mesmo; eu deveria, pretendo. A internet ajuda um pouco – as datas em que postei imagens são referências. Mas pra cada imagem que posto tem 10 que ficam no estúdio, sem data. E produzindo como produzo (as pessoas que me acompanham online tem uma idéia de que sou produtivo, mas realmente não tem idéia) a situação se pôe crítica rapidamente. Então, alguns conselhos penso em seguir, outros não. Talvez em algum momento eu escreva sobre meus trabalhos. Venho pensando em um livro de pintura, venho agrupando elas mentalmente, dividindo em grupos, capítulos. Nesse contexto talvez eu escrevesse sobre elas.

No momento realmente acho que tem uma pureza de experiência em postar a imagem online sem nem uma palavra, sem empurrar em nenhuma direção. Sem explicar, sugerir uma interpretação, uma forma de apreciação, nada. Uma imagem, perdida no rio da internet.

Mas tem isso, então – um livro de pintura é algo que venho pensando. Organizar as coisas, fechar capítulos. Uma exposição também, não era algo que me interessava, mas os trabalhos estão crescendo, a experiência de ver ao vivo vai se tornando mais significativa, me parece. E ver em contexto, em conjunto, como uma narrativa.

Veremos, o ano que vem, quem sabe –  são projetos, essas coisas que os humanos fazem e os deuses riem.

Standard

Leave a Reply

