Comecei essa Ilíada em absoluta, orgulhosa ignorância – literalmente não tinha lido um verso de Homero. Aos poucos, se torna inevitável ir atrás de certas fontes. Agora estou lendo Hesíodo, um poeta que veio (supostamente/ talvez/ não se sabem essas coisas) um pouco depois de Homero, ali uns 6 ou 7 séculos antes de Cristo. Vou falar mais ele depois, vejo que inevitavelmente esse negócio vai ter um texto paralelo, mas queria registrar aqui esse trecho –  em uma introdução à Teogonia, o autor da tradução (Jaa Torrano) diz o seguinte para sublinhar o aspecto oral da narrativa de Hesíodo:

“a justaposição com que as sequências narrativas se associam sem que nenhuma delas se centralize articulando em torno de si as outras, mas antes tendo cada sequencia narrativa um igual valor na sintaxe da narração total e podendo portanto sempre e ao arbítrio do poeta articular-se a um número quase indefinido de novas sequências”

O que me parece fazer violento sentido com o que estou fazendo aqui – inserindo novos versos no meio da história;  não tendo a história avançando exatamente em linha reta, mas também em círculos ou para os lados. Uma narrativa feita de pequenas peças narrativas, módulos, blocos de construção.

Perdão se isso parece um pouco esotérico, estou falando sozinho –  não ligue pra mim, vá ler a história.

 

Standard

2 thoughts on “

  1. Caaara! Tenho essa edição da Teogonia num livrinho pocket velho de anos, acho esse ensaio introdutorio dele uma des melhores coisas sobre narrativas miticas. A parte da circularidade do tempo e da dança das musas é incrivel!

    PS: Adorando a sua Iliada e acompanhando por aqui :))

Leave a Reply

