Como larguei A Igreja da Novela Gráfica – II

Desenhar dentro de quadradinhos é tremendamente frustrante. Você pensa que tem idéia, mas não tem, até tentar.  Uma coisa é desenhar um personagem solto no espaço, provavelmente em uma pose criada por outros desenhistas. Outra coisa é fazer esse personagem desempenhar suas ações, em posições e situações novas a cada quadro, em relação com o cenário, com outros personagens e com o fluxo de texto. Com graça.

Os fiéis que ingressam na igreja levianamente sabem que estão com problemas já na metade da primeira página, quando o personagem já não se parece em nada com os quadrinhos anteriores, quando ele descobre que não sabe desenhar um carro, quando o personagem e o carro não combinam com a perspectiva do prédio e não sobrou espaço pra colocar o balão de texto. E depois de apagar 20 vezes o braço do personagem, ainda não consegue fazer ele abrir a porta do carro. A maior parte perde a fé aí mesmo.

Mas eu persisti, Senhor. Se era feliz ou infeliz não sei, mas eu tinha minha igreja. Eu li as entrevistas dos mestres, estudei suas técnicas, fiz desenho de observação, figura humana e testes de arte-final; fiz um número sem fim de histórias curtas ruins onde minhas falhas técnicas e minha obsessão com o ofício impediam que eu me expressasse como desejava. Esqueci o coração, a intuição, meus impulsos, narrativos e humanos e continuei bestamente me esforçando para ser um artesão que não eu era. Mas o céu não se abria.

Continua / to be continued.

Standard

4 thoughts on “Como larguei A Igreja da Novela Gráfica – II

  1. meleu says:

    Você pode até não estar muito satisfeito com o seu desempenho nas artes gráficas, mas na arte de contar história, a meu ver, está se saindo bem!😀

Leave a Reply

