Como larguei A Igreja da Novela Gráfica – I

No início eu era era só mais uma alma, vagando por aí, trabalhando e pagando as contas. Mas algo faltava em minha vida. Foi quando vi minha primeira Novela Gráfica. Quadrinhos, aqueles que eu amava quando garoto, embalados e embonitados “como se fosse um livro”. O mundo parou, tudo fez sentido.  Havia um Olimpo, um Graaal, algo a se aspirar. Foi assim que ingressei na Igreja da Novela Gráfica.

Não foi fácil. A Igreja da Novela Gráfica é uma de sacrifício e sofrimento. Um pouco como o catolicismo. Se você for bom por muito, muito tempo e trabalhar e obrar e não duvidar e abdicar dos prazeres terrenos e se culpar constantemente por falhar em tudo isso, um dia você chegará no céu. Seu nome estará na capa de um desses objetos sagrados. E alguém segurará o objeto de anos do seu trabalho, lerá em 15 minutos e dirá: “Bacana, e o que você tá fazendo agora?”

Você começa construindo a própria igreja. Cultua seus santos, mestres inatingíveis. Consagra sua mesa de desenho como um lugar sagrado. E trabalha. Por anos e anos. Primeiro para adquirir uma habilidade técnica que está sempre mais adiante. Nunca é o suficiente. Existem tantas pessoas melhores que você. A maior parte dos fiéis abandona nessa hora. É frustração demais para um paraíso que parece tão longe.

Mas eu persisti. Eu tinha o temperamento certo – romântico, dado aos grandes gestos, admirador dos mitos heróicos de sacrifício. E, sejamos honestos, me convinha. Não era um grande sacrifício desistir do mundo. Não era como se eu e o mundo nos déssemos assim tão bem. Assim comecei meu aprendizado nos porões da irmandade da iluminura, da arte ancestral de desenhar dentro de quadradinhos.

Continua/to be continued.

Standard

Leave a Reply

