Berliac

Chega de falar de mim por um momento, vamos falar de Berliac.

Tomo como pretexto o fato de que ele está com site novo, mas poderia ter falado dele qualquer dia antes disso, porque ele me impressiona de várias formas.

Jovem, seu trabalho avança como os cossacos na planície. Trocamos livros e desenhos recentemente, assim tenho em casa seu Rachas e duas ou três de suas figuras solenes pela casa. Acompanhando seu flickr, já podia ver que seus desenhos soltos estavam já muito além do que se via em seu primeiro livro, mas vendo agora as imagens de 5 para el escolaso, salta aos olhos que essa evolução está também na sua obra narrativa.

Gosto muito de ver que Berliac escapa da armadilha em que às vezes caímos, de criar e mover um personagem pelas páginas como um fantoche. Como se vê em seu blog, nesses momentos congelados que ele escolhe da obra de outros artistas, seu trabalho busca o máximo que os quadrinhos podem oferecer – uma espécie de salto entre imagens. Suas imagens densas, entre a pintura e o cinema,  quase fechadas de tinta, onde o branco se torna luminoso, não sofrem da separação de figura e fundo. Não há um personagem sobreposto a um cenário. Há um todo um mundo sólido, sombrio e de grande beleza, enigmático como seu nome.

Adendo:

Berliac continuou isso como uma conversação – desenvolvendo o conceito do salto entre imagens. Muito bom. Acho que é isso mesmo. Aumentar a distância entre as duas pedras do riacho exige mais do leitor. Mas oferece mais também.

No meu caso, de outra forma, estou sentindo isso de uma maneira interessante com a experiência de serializar O instrumento. Nesse caso, o que distancia as pedras é o tempo mesmo, de um dia para o outro. Fico pensando que isso pode trazer algo para o trabalho, que as pessoas podem tentar completar mentalmente o que acontece de um dia para o outro. Ou pelo menos ter mais tempo para que aquele parágrafo ressoe dentro delas.

Standard

2 thoughts on “Berliac

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s