Laerte e o Eu que desenha

A idéia inicial desse site não era (e não é) falar dos colegas, muito menos da vida pessoal deles. E mesmo que Laerte venha a público, a vida ainda é pessoal e dele. Se você está interessado no assunto em si, é só digitar Laerte Crossdresser no Google e as matérias se multiplicam.

O que me interessa comentar brevemente é a união de vida e desenho. O desenho é uma demonstração muito íntima do que se passa dentro de nós, estando esses conteúdos claros ou não. Os psicólogos usam faz muito tempo desenhos infantis para entender as crianças. Coisas como a ocupação do espaço no papel ou a representação de si mesmo ou da família.  Não é diferente com adultos. O eu que desenha não é um outro.

Então, as matérias estão apontando o personagem Hugo/Muriel como o ensaio que Laerte fez no papel antes de se vestir de mulher na tal vida real. Faz sentido.  Mas fico pensando em coisas muito mais antigas. Aquela história que todo mundo lembra do Laerte, sobre o personagem que descobre que sua mãe não é sua mãe, nem seu pai, nem ele e todos desvestem suas fantasias de carne pra revelar quem são. A história do lobisomem nos piratas do Tietê. Imagino que uma pesquisa apontaria mais exemplos. Questões de imagem masculina e feminina que apontavam há muito tempo. Porque o desenho é uma ferramenta direta de materialização do inconsciente. Inclusive no sentido de criar a vida que você quer pra você. O exemplo de Crumb vem à mente.

Pra encerrar, que bom que o Laerte é o Laerte e pode fazer isso. Com certeza, tem alguém agora no interior de Turuçu ou Inhambé do Sul que sofre porque gostaria de fazer o mesmo. Nesse caso, Laerte sair do papel para a vida pode ajudar não só a ele como outros.

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s