Isto não é um projeto

É mais o enterro de um. Anos atrás, (uns 8 ou 9) quando eu estava começando a levar os quadrinhos a sério de novo, eu tinha esse desejo de fazer quadrinhos contando as histórias de autores que amava. Mais tarde,  na Desiderata, minha editora se interessou em lançar, então meu primeiro livro publicado ia ser sobre Cortázar, amor antigo. A figura tão elegante de Joyce que está ali aproveitava só um desenho antigo que fiz dele, não somos nem bom amigos. Conhecidos, no máximo.

Eu tinha pronta há anos uma historinha breve sobre a vida de Cortazar, que pretendia expandir e o livro se completaria com a adaptação de dois contos, supostamente seu primeiro e último. Contos adaptados, capas da coleção criadas, autorização da viúva de Julio nas mãos e um desentendimento lamentável com o tradutor matou o livro no berço. Acontece. Poderíamos ter traduzido de novo os contos, mas avaliamos que ia trazer mais desgosto do que alegrias. Então essas duas adaptações não devem ir a lugar nenhum, nem para o site.

Ali na gaveta Histórias Completas, reproduzo o que restou – as capas, a breve história sobre Cortazar e as primeiras imagens do projeto do Camus. Um velório, breve. Outros projetos vieram, outros virão, show must go on.

 

(Na história de Julio, onde lê-se Volta ao Mundo em Oitenta Dias, leia-se Volta ao Dia em Oitenta Mundos. A primeira é do outro Julio e acabei nunca corrigindo.)

Standard

3 thoughts on “Isto não é um projeto

  1. nunca tinha visto a foto de camus, e gostei de pensar que pra mim ele está além dessa representação, com a sua literatura incrível, sintetizada não em duas frases de efeito, mas com o livro “o estrageiro”!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s